Cada um será cobrado de acordo com seus talentos e sua capacidade (Mateus 25,14-30).
Lavar banheiros e servir sopas a moradores de rua são atitudes nobres, mas eu e você temos mais talentos e mais capacidade — principalmente você com sua inteligência brilhante e sua arte musical.
Além disso, caridade e orações mecânicas, por si sós, não garantem nossa entrada no Reino de Deus — Jesus foi taxativo:
“Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês NUNCA entrarão no Reino do Céu” (Mateus 18,3).
Também não adianta ter os pecados perdoados, porque, se não nos tornarmos como crianças, vamos pecar novamente e, assim, “poluir” o Reino de Deus.
TORNARMO-NOS COMO CRIANÇAS depende exclusivamente do livre-arbítrio de cada um. Jesus nos mostrou o CAMINHO, mas não nos salvou e não nos salvará. Cristo esclarece: “(...) infelizmente, não posso fazer as vibrações de minha consciência espiritual entrarem nas células do seu cérebro e mudarem seus pensamentos ou abrirem suas percepções. Fazer isto contra a sua vontade ou sem sua solicitação, danificaria o seu cérebro permanentemente”.
Cristo salienta ainda:
“Talvez você se pergunte: como posso começar a mudar meus padrões habituais de pensamentos e a dominar minhas emoções indisciplinadas?
“Isto pode ser feito pelo exercício da força de vontade. Porém, quando depende de sua própria força de vontade, está se apoiando na mesma consciência egocêntrica que o faz perder o sentido do equilíbrio emocional. Isto é como usar melado para limpar um monte de melado.
“Ou você pode aprender a controlar o seu EGO buscando conhecer e estabelecer contato com a FONTE DO SER, que eu chamei de PAI”.
Os textos entre aspas foram extraídos dos livros CARTAS DE CRISTO - disponíveis em: