07/12/2025

CONVERSANDO COM PESSOA INTELIGENTE

Cada um será cobrado de acordo com seus talentos e sua capacidade (Mateus 25,14-30). 
Lavar banheiros e servir sopas a moradores de rua são atitudes nobres, mas eu e você temos mais talentos e mais capacidade — principalmente você com sua inteligência brilhante e sua arte musical.
Além disso, caridade e orações mecânicas, por si sós, não garantem nossa entrada no Reino de Deus — Jesus foi taxativo:
“Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês NUNCA entrarão no Reino do Céu” (Mateus 18,3).
Também não adianta ter os pecados perdoados, porque, se não nos tornarmos como crianças, vamos pecar novamente e, assim, “poluir” o Reino de Deus.
TORNARMO-NOS COMO CRIANÇAS depende exclusivamente do livre-arbítrio de cada um. Jesus nos mostrou o CAMINHO, mas não nos salvou e não nos salvará. Cristo esclarece: “(...) infelizmente, não posso fazer as vibrações de minha consciência espiritual entrarem nas células do seu cérebro e mudarem seus pensamentos ou abrirem suas percepções. Fazer isto contra a sua vontade ou sem sua solicitação, danificaria o seu cérebro permanentemente”.
Cristo salienta ainda:
“Talvez você se pergunte: como posso começar a mudar meus padrões habituais de pensamentos e a dominar minhas emoções indisciplinadas?
“Isto pode ser feito pelo exercício da força de vontade. Porém, quando depende de sua própria força de vontade, está se apoiando na mesma consciência egocêntrica que o faz perder o sentido do equilíbrio emocional. Isto é como usar melado para limpar um monte de melado.
“Ou você pode aprender a controlar o seu EGO buscando conhecer e estabelecer contato com a FONTE DO SER, que eu chamei de PAI”.
Os textos entre aspas foram extraídos dos livros CARTAS DE CRISTO - disponíveis em:

05/12/2025

CUIDADO COM O EGO

 Alguém disse:
“Hoje procuro fazer o bem sem me preocupar com a 'colheita'.”
COMENTEI:
É preciso estar atento: pode-se semear o bem sem se preocupar com a colheita futura, mas, por outro lado, pode-se estar massageando o ego!
Somente agora entendi o que Jesus quis dizer quando falou “eles já receberam a recompensa” no versículo abaixo — ou seja, já tiveram o ego massageado.
MATEUS 6,5-6
“Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.”
IMPORTANTE 
Colher o que semear não é castigo de Deus, pois, ao contrário do que colocaram em nossas cabeças na infância, Deus não castiga. Trata-se de uma LEI DA EXISTÊNCIA como está nas CARTAS DE CRISTO:
“(...) devo agora reiterar: você não pode escapar das Leis Fundamentais da Existência no que se refere ao seu pensar e sentir, semear e colher, do mesmo modo que não pode escapar das leis do eletromagnetismo em seu mundo material, pois o eletromagnetismo é o IMPULSO que produz a Lei do semear e colher, do mesmo modo que o eletromagnetismo produz a forma dentro do campo fundamental das partículas de energia”.
LEIA MAIS 

04/12/2025

COMO ESTUDAR AS CARTAS DE CRISTO

Na reunião de ontem (03.12), debatemos sobre a melhor forma de estudar as CARTAS DE CRISTO.
Receber passivamente esclarecimentos sobre dúvidas surgidas não é o melhor caminho. Esclarecer dúvidas sobre como nadar não faz com que alguém aprenda a nadar.
Cada pessoa tem o seu próprio esquema mental. A explicação que “encaixa” no esquema mental de A certamente não se “encaixará” no esquema mental de B — portanto, é imprescindível que cada um encontre o entendimento compatível com o seu próprio esquema mental.
Falamos inclusive do método socrático.
“O método socrático é uma forma de investigação filosófica e pedagógica que utiliza o diálogo e o questionamento para levar uma pessoa a uma reflexão crítica sobre suas próprias crenças e conhecimentos. Desenvolvido pelo filósofo grego Sócrates, baseia-se na ironia (questionar a pessoa sobre o que ela pensa saber, expondo contradições) e na maiêutica ("arte de dar à luz" ideias), ajudando o indivíduo a descobrir a verdade por si mesmo”. (IA)
Mas o desafio não termina com um esquema mental perfeitamente ajustado. Depois de conhecida a teoria, é preciso, metaforicamente, entrar na piscina para nadar. E para nadar, ou seja, entrar no Reino de Deus, é preciso sair do esquema mental que a pessoa construiu com tanta dificuldade — isso significa transmutar o ego. Nesse sentido, o único caminho é a meditação — trata-se basicamente de deixar de procurar a solução no mundo exterior e se voltar para o mundo interior, pois, como disse Jesus, o Reino de Deus está dentro de vós.
Assim como cada um construiu seu esquema mental, na meditação, cada um deverá também construir a sua melhor forma de meditar. Seguir uma “receita de bolo” pode manter a pessoa ancorada numa prisão mental.
Compliquei?
Que tal “meditar” sobre a música Gita?

CONVERSANDO COM PESSOA INTELIGENTE

Cada um será cobrado de acordo com seus talentos e sua capacidade (Mateus 25,14-30).  Lavar banheiros e servir sopas a moradores de rua são ...